KIA SOUL EV EUROPEAN ELECTRIC TOUR | CRÓNICA BY GLÓRIA & MANOLO #13

Estes nórdicos, são uns bárbaros!

A Noruega é o país mais próspero do mundo. Nos últimos 100 anos, passou de um país pobre, vivendo nas trevas e no gelo durante mais de metade do ano para um país rico vivendo nas trevas e no gelo mais de metade do ano. E isto faz toda a diferença. Mas será só isto?

Na Noruega, o neoliberalismo, o capitalismo liberal, a desigualdade, o egoísmo e o individualismo enfrentam grande resistência. A terra dos Vikings, fiordes e bacalhau, foi o país que menos sentiu a crise europeia. É o país que mais investe na educação. As turmas têm entre 15 a 20 alunos, cada aula dura em média 35 minutos e o sistema de ensino baseia-se no debate de ideias e na compreensão prática das coisas e da história com o objetivo de construir um futuro melhor.

Com a educação garantida, o número de jornais também é elevado. Para uma população com pouco mais de cinco milhões existem mais de 250 jornais, o índice mais elevado do mundo. Têm gostos simples: devoram livros no banco do jardim, gostam de conversar e passear na floresta. Não é difícil encontrar um norueguês que não tenha uma casa de campo junto ao lago. Adoram o sol; em comparação, os Maias eram uns meninos.

A maioria das pessoas trabalha quatro dias por semana e o seu índice produtivo é invejável. Segundo a ONU, nunca uma sociedade atingiu um nível de desenvolvimento humano igual ao de Oslo, capital da Noruega. O desemprego é residual e em período de eleições o único debate é o que fazer com o dinheiro que sobra nos cofres públicos.

A Noruega tem o maior fundo soberano do planeta. Adquiriu 1% de ações de todas as bolsas do mundo e investe em mais de 3,5 milhões de empresas. A forte presença do Estado abrange praticamente todos os campos da economia. Hoje, o Estado da Noruega controla a petrolífera Statoil, a Talenor, o maior grupo de comunicações do país, o DnBNor, o maior banco do país, entre outras muitas coisas.

Curiosamente, nas eleições os partidos políticos prometem, e os noruegueses nem querem ouvir falar em corte de impostos. Sabem que o bem-estar social depende dos altos impostos que pagam. O bem-estar social é um modelo e o Estado destina 3,2% do PIB para apoiar as famílias que querem ter filhos. A licença de maternidade é de nove meses para mãe e quatro meses para o pai, mas também pode ser ao contrário, dependendo da decisão do casal. De qualquer maneira, nesses meses, quem paga o salário de ambos é o Estado. Jovens suecos partem para a Noruega à procura de uma vida melhor, imagine.

Numa esplanada em Honningvag, em conversa com um grupo de noruegueses já bem animados pelo calor da sexta-feira à noite, concluímos que o Estado transformou o petróleo, em igualdade e bem-estar social. O lucro, das empresas estatais (na Noruega não existem parcerias público-privadas) reverte a favor do Estado Social garantindo as reformas das gerações atuais e vindouras.

O nível de impostos é bastante alto. A fuga ao pagamento de impostos é inaceitável e praticamente impossível. Um salário alto pode pagar 50% de impostos. No dia-a-dia, os noruegueses não têm “mimos” como o simples facto de lhe servirem um café à mesa. Mordomias? Esqueça. Os noruegueses pagam e fazem tudo: vão buscar as chávenas, servem o café e no final arrumam a loiça e pagam, no mínimo, 2,3 euros por um café. Em, Skarsvag, pedimos dois chocolates quentes, a senhora muito simpática, deu-nos dois pacotes de chocolate em pó e indicou-nos onde estava a chaleira para aquecer a água e as chávenas. E, indicou-nos, pelo simples facto de sermos turistas…

Mas, não há sociedades perfeitas. Existem paraísos fiscais, mas sociedades perfeitas, não. Na Noruega, o flagelo do extremismo aumenta, o consumo de droga aumenta, aumenta o racismo, num país considerado um dos mais felizes do mundo… dá que pensar.

 

A Glória e o Manolo escreveram de Talim, capital da Estónia, já no caminho de regresso, depois de terem cumprido o objetivo de ligar o Cabo da Roca ao Cabo Norte.

A KIA TOUR EV EUROPEAN ELECTRIC TOUR, prossegue a sua tournée europeia, com o SOUL EV a provar a cada dia que passa todas as suas potencialidades como veículo ideal para o dia-a-dia.

Acompanhe a posição do Kia Soul EV, em tempo real, através de: https://portal.cartrack.pt/external/map/.

 

#TablierMagazine

Related posts